sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Genealogia III (meus avós, tios e primos)



Aqui temos que fazer uma pequena divisão entre avós maternos (Varoli) e paternos (Faconti).

Meus avós e tios Faconti
Domenico Faconti (*21.04.1836 [??]/+23.09.1905 [Pontremoli –Itália]) casou-se com Camilla Fabbri (*30.05.1845/+28.02.1911 Pontremoli-Itália) e tiveram quatro filhos todos natos a Pontremoli-It.:- Gio Batista, Amalia Annunciata, Ildebrando Adeodato F. e Adeodato Geminiano Antonio.

Com a ajuda de Paolo Bissoli e Caterina Rapetti (de Pontremoli), podemos acrescentar mais alguns dados. Minha avó Camilla Fabbri, tinha um irmão Giovanni Fabrri (casado com Margherita Codemo). Giovanni era o pai de Fabbri Serena, uma prima de quem meu pai falava e se correspondia.
Serena nasceu em Ain Mokra (Algeria) em 18 de maio de 1885. Em 05.06.1911 casou-se com Bartolomeu Callegari e se transfere para Guinadi San Rocco (MC).
Vamos ver se conseguimos mai8s informações sobre eles.


Gio Batista Faconti (*05.06.1869/+???) imigrou para os Estados Unidos (para New York). O que se sabe dele é que era casado com a Sra. Restituta e que tiveram uma filha chamada Dolores Smith-Faconti (Promotora da Justiça).

Dolores nasceu em 1902 em New York, formou-se advogada em 1926 pela Fordhan Law School (NY) e de 1942 a 1947 trabalhou como assistente da promotoria na Southern Division of New York. Em 1949 casou-se com o musico Willian Scotti.

Amália Annunciata Faconti (*09.07.1870/+ ???1926), só se sabe que era casada com Pier Brunno ????, que ele era engenheiro e veio sozinho para o Brasil para trabalhar na São Paulo Highway e que foi dado como desaparecido. Amália saiu de Pontremoli e não se sabe mais notícias dela.

Ildebrando Adeodato F. Faconti (*15.10.1875/+24.10.1975)

Adeodato Geminiano Antonio Faconti meu pai, imigrou primeiro para New York (1905 a 1907) junto com seu irmão Gio Batista e depois para Botucatú, para casar com minha mãe e ai fixar raízes.
Da família Fabbri pouco sabemos, me recordo que por um tempo, meu pai se correspondia com uma prima sua na Itália:- Fabbri Serena (ou Serena Fabbri), mas não sei se ela morava em Pontremoli, estamos pesquisando para ver se encontramos alguém que saiba alguma coisa dela.

Meus avós, tios e primos Varoli



foto:- Acervo particular da profa. Wanda Delmanto Guimarães disponível em blogdodelmant0.blogspot.com

"O patriarca Aleixo Varoli foi um dos pioneiros da industrialização em Botucatu. Primeiro presidente da Societá Italiana di Benifenza e Agente Consula da Itália interino na nossa cidade. Nesta foto histórica (1909) vemos 
Aleixo Varoli e esposa, as 03 filhas com os genros e netos. Em pé d. Leonilda Varoli Faconti e Adeodato Faconti. Adultos sentados da esquerda para a direita:- d. Albina Varoli Botti, Francisco Botti, Francesca Crocco Varoli, Aleixo Varoli, Pedro Delmanto e Maria Varoli Delmanto. E as crianças da esquerda para a direita Mario Botti, Julio Botti, Afonso Botti, Domingos Faconti e Eduardo Faconti (sentados no chão), Antonio Delmanto, Dante Delmanto e Aleixo Delmanto.


Alessio Varoli (*23.05.1852 [Cargalla-It.]/+30.01.1916 [Parma-It.] casou-se com Francesca Chrochi (viúva Poggi*)(*+1841 Calábria-It./+13.05.1926 [Botucatú].Tiveram três filhas:- Albina, Maria e Leonilda.

Francesca Chrochi era viúva de Augusto Poggi (ele engenheiro e vieram casados da Itália). Com quem teve três filhos:- Albino, Concheta e Angelo. Até a presente data temos conhecimento que Angelo Poggi, nasceu no Rio de Janeiro.

Albina Varoli (*+ 1880 –Itú –Sp ???/+ 1962 na cidade de São Paulo) casou-se com Francesco Botti e tiveram cinco filhos:- Mario, Julio Camilo, Afonso, Carlos e Anita.

Maria Varoli(*+1882 – Itú –Sp ???/+?? São Paulo) casou-se com Pedro Delmanto e tiveram sete filhos:- Aleixo, Antonio, Dante, Orlando, Berval, Vanda, Peggi.

Leonilda Varoli, minha mãe.

*Francesca Crochi ou simplesmente vó Chiquinha era costureira e viúva do Sr. Poggi. Teve dois filhos com ele, Concheta e Angelo. Não me recordo de haver convivido com eles.

Com a rápida e fácil comunicação que a internet nos oferece hoje, estamos em contato com os netos de Angelo Poggi, Alberto Pereira de Carvalho Junior e Silvio Poggi Nunes. Conforme formos obtendo mais informações, estaremos disponibilizando-as no blog.

3 comentários:

  1. Novamente com a ajuda de Paolo e Caterina, podemos acrescentar mais alguns dados. Minha avó Camilla Fabbri, tinha um irmão Giovanni Fabrri (casado com Margherita Codemo). Giovanni era o pai de Fabbri Serena, uma prima de quem meu pai falava e se correspondia.
    Serena nasceu em Ain Mokra (Algeria) em 18 de maio de 1885. Em 05.06.1911 casou-se com Bartolomeu Callegari e se transfere para Guinadi San Rocco (MC).
    Vamos ver se conseguimos mai8s informações sobre eles.

    ResponderExcluir
  2. Sr Antonio,
    Foi com grande satisfação que acabei cruzando com seu blog enquanto fazia pesquisas para a minha árvore genealógica. Meu nome é Marcelo Delmanto BOUCHABKI, sou bisneto de Maria Varoli Delmanto, irmã de sua mãe. Como não consegui seu e-mail para contato, segue o meu: delmanto.marcelo@gmail.com. Aguardo seu contato para batermos um papo. Abs

    ResponderExcluir
  3. Ola, sou Marise Machado Botti neta de Pedro Botti que com certeza era da mesma família Botti que veio morar em Vitória E S

    ResponderExcluir