sábado, 15 de fevereiro de 2014

Adeodato Faconti - Industrial



Foto da Fabrica de Bebidas e Peneiras em Botucatu
à esquerda perto da porta, em pé,  de chapéu:- Alessio Varoli
à direita sentado, de chápeu:- Adeodato Faconti
data provável da fotografia:- 1909/1910



Meu avô Alessio (Aleixo), quando deixou o oficio de alfaiate, montou uma fábrica de bebidas, que ficava em um enorme prédio na Rua Curuzú em Botucatu – Sp. Meu pai, quando veio para o Brasil, começou a trabalhar com meu avô e depois de algum tempo, acabou gerenciando a Fábrica. 

Mais tarde, fez sociedade com um Sr. Lombardi, na Casa Varoli e tinham também vinagre e café. 

Inicialmente fabricava licores, me lembro bem do de jabuticaba e de eucalipto; e como descreve Elda Moscogliato “... com seu famoso licor de eucalipto, premiado com Medalha de ouro na Exposição Internacional de Turim, Itália, em 1921, cuja receita se perdeu infelizmente.”

 Em 1923, lança em Botucatu o Guaraná Chic e em 1925 (ano em que eu nasci) passa a produzir a Soda Champagne.

 Nos tempos em que viajava para vender os licores, começou a observar que as pessoas nos balcões dos bares, quando o barista perguntava o que queriam beber, respondiam em geral “qualquer coisa”. Daí surgiu a ideia de fazer um licor chamado “Qualquer Coisa” que fez sucesso durante algum tempo.

Foi também a primeira fábrica de peneiras do interior do Brasil. Percebendo que estavam em uma região cafeeira, e que as peneira precisavam vir da cidade de São Paulo (e isto naquele tempo significava muito tempo), começaram a produzir as peneiras em Botucatu

fonte:- www.facebook/memórias de Botucatu

Nenhum comentário:

Postar um comentário