sábado, 25 de janeiro de 2014

Resgatando o Passado por A.C.L. Faconti




Meu nome é Antônio Carlos Libério Faconti, tenho 88 anos e há aproximadamente um
ano e meio tive a incrível felicidade de ver nascer meu primeiro bisneto. E é por ele (e pelos outros que virão) que tive a ideia de fazer este relato. 

Pensei em  escrever um livro, mas os netos (que me ajudam neste projeto) me sugeriram um blog
(fiquei moderno agora!) e por isso começamos este.

A história da família é importante para seus membros, porque dá a sensação de
continuidade no tempo e espaço. Na era digital, onde tudo é tão rápido de acontecer –
o chamado tempo real -, também tudo é muito rápido de esquecer.

 Quero que meu bisneto saiba de onde ele veio. A história desta família Faconti
começa na Itália e desde o séc. XIX está no Brasil. A nossa não é uma história de
guerra (se bem que passamos pelas duas grandes), ou de grandes epopeias, mas de
continuidade de vida... de lutas normais, quotidianas... não estamos nos livros de
história (só nos de Botucatu), não fomos grandes heróis... mas como milhares de
imigrantes e filhos de imigrantes, anonimamente, fomos ajudando a construir este
País.

A própria construção deste blog, mostra como funciona uma família. Eu conto a minha
história, minha filha Alexandra digita; minha neta Simone coloca em forma de blog na
internet; meus sobrinhos Luís Antônio e José Raul, ajudam na pesquisa... e assim todos
vão contribuindo com alguma coisa:- escanear fotos, fazer a comida, cuidar do nenê,
milhares de outras pequenas e grandes coisas que este projeto requer.

Convidamos a todos que conheçam um Faconti no Brasil e no mundo que recomendem
este blog e na parte da genealogia que possamos encontrar nossos ancestrais em
comum.

Venham conosco nesta aventura que é...
RESGATANDO O PASSADO

3 comentários:

  1. É uma honra participar nesta longa e maravilhosa História. Obrigada !

    ResponderExcluir
  2. Recordar e viver, reviver e transmitir nossas memórias, que são semelhantes as de tantas famílias e ao mesmo tempo únicas

    ResponderExcluir
  3. Eu sou um Faconti. Minha geração veio a partir do Bartolomeo Faconti. Provavelmente nascido em 1850.

    ResponderExcluir