segunda-feira, 10 de março de 2014

Adeodato Faconti - Político





Desde que chegou ao Brasil (1907/08), meu pai, pelo seu idealismo e temperamento, sempre esteve envolto em atividades políticas.

Iniciou sua carreira na Societá Italiana di Benificenza, e em 1918 foi seu Presidente.
Em 1921 participou, do Conselho Deliberador, do então recém criado “Circolo Italiani Uniti” (19.10.21), do qual foi presidente em 1922.

Em 1923, foi eleito pela 1° vez vereador (triênio 23/25), na cidade de Botucatu. Não se naturalizou, mas a política da época permitia aos imigrantes exercerem cargos públicos. Foi reeleito para o triênio 26/28. Era do PRP – Partido Republicano Paulista, da facção cardosista.

Entre suas propostas aceitas estão a do calçamento das ruas com paralelepípedos, a construção do Hotel Paulista e a contribuição da prefeitura para a Fraternidade de São Tobias.

Esta fraternidade, fundada por italianos, tinha a finalidade de sepultar os indigentes e solitários, dando-lhes roupas, esquife e cerimônia fúnebre.

Não era de falar muito de suas atividades políticas e nem a razão porque se afastou da política após 1930. Estaremos fazendo um levantamento de suas atividades junto à Câmara de Vereadores de Botucatu em breve, e as colocaremos aqui no blog.

Devem ter sido relevantes porque em 1965 foi agraciado com o Título de Cidadão Honorário de Botucatu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário